Sessão nostalgia: embarque na era dos consoles de 8 a 64 bits, que marcaram a infância de muitos de nós nas décadas de 1990 e 2000

Quem não se lembra daqueles games que marcaram nossa infância, que eram feitos em 8, 16, 32 e 64 bits? Apesar de todo o avanço e das tecnologias aplicadas na produção dos games atualmente, muitos dos jogos mais antigos ainda nos dão muita saudade fazendo com que bata aquela nostalgia.

Nos anos 90, por exemplo, Mega Drive e Super Nintendo batiam de frente. Depois houve uma disputa pra lá de acirrada entre Playstation e Nintendo 64 e, infelizmente, uma onda de pirataria de consoles tomou conta do país, para chegarmos à cultura dos games hoje.

Essas duas décadas fizeram com que não só a garotada, mas a galera mais velha percorresse três gerações diferentes de videogames. Diante disso, muitos jogos foram sendo produzidos, inclusive, alguns bastante emblemáticos, que até hoje marcam muitos de nós e que fizeram parte de várias gerações.

Pronto para mergulhar nesta vibe nostálgica? Selecionamos nove jogos que foram mais do que especiais para a infância de muita gente.

Gran Turismo

PSOne era sinônimo de novidade. E Gran Turismo com certeza foi uma delas.
O primeiro simulador de corridas foi um dos jogos mais desejados e jogados após se tornar popular — isso ocorreu alguns anos depois de seu lançamento no Japão, no ano de 1997. Era preciso treinar muito para tirar a carteira de motorista, para poder pilotar os carrões mais cobiçados do mundo. A partir daí, as corridas de Arcade deram início a uma era que está presente até os dias de hoje, que é a da simulação.

Sonic the Hedgehog 2

Foi aqui que o Sonic se tornou o mascote da SEGA. Claro que o sucesso do primeiro não chegou nem próximo do segundo, porém, este ainda é considerado o melhor jogo de toda a franquia. Para quem não se lembra, foi neste jogo que incluíram a raposa de duas caudas, Tails, o modo multiplayer e a melhor característica já inventada em um game, o Super Sonic, uma versão bem mais rápida e quase inabalável do ouriço azul.

Mario Kart 64

Você também é apaixonado por Mario Kart 64? Pois bem, para muitos, é um dos jogos mais divertidos de todos os tempos. Além disso, é o primeiro jogo do encanador bigodudo em 3D, responsável por um dos maiores sucessos na sua versão para Super Nintendo, que também arrebentou em sua versão tridimensional. A jogabilidade fez com que o controle dos karts ficasse mais fácil de pilotar, e os circuitos repletos de atalhos e bastante elaborados deram outra dinâmica ao jogo. Além disso, foi com certeza um dos campeões nas locadoras de videogames. Se você nunca chamou quatro amigos para perder algumas longas horas jogando Mario Kart 64, sinto te dizer, mas a sua infância não foi tão divertida assim.

Alex Kidd in Miracle World

Você se lembra que o trono da SEGA já foi ocupado por nada menos que Alex Kidd? Alex Kidd in Miracle World foi lançado em 1986, se tornando o primeiro jogo do que viria a ser uma franquia. Só para ter uma ideia, o título fez tanto sucesso, que acabou sendo distribuído na memória do console. No estilo de jogo em plataforma 2D, era possível se divertir tirando um jankenpô para derrotar os chefões, você podia pilotar uma moto, um anel te possibilitava ganhar super poderes, e sua missão era nada menos de ter que salvar a cidade de Radactian de uma terrível maldição, que assombrava a todos. Além disso, Alex Kidd in Miracle World foi o único jogo da franquia que ganhou uma sequência chamada Alex Kidd in the Enchanted Castle, lançada para o Mega Drive tempos depois.

Super Mario World

Outro clássico que nunca sai de moda. Além da trilha sonora inesquecível, as fases extremamente difíceis que aconteciam embaixo d’água, as chaves, o Yoshi e, claro, o salvamento da princesa, são apenas algumas das coisas que fazem com que esse jogo seja tão especial. Não é pra menos que o game não só está na lista dos mais vendidos do Super Nintendo, mas também está presente em praticamente todas as listas dos melhores jogos de todos os tempos.

The Legend of Zelda

Para quem é fã de RPG, certamente quando pensa nesse estilo de jogo, logo vem à mente The Legend of Zelda, considerado um dos melhores jogos nesse quesito e um dos títulos das franquias mais renomados no mundo. Portanto, não temos apenas o Super Mario Bros como pai de sua franquia, temos Zelda também. Responsável por ser um baita sucesso na plataforma, marcou a infância de muitos daqueles que adoravam embarcar em uma boa aventura. O game apresentava uma jogabilidade incrível para a época, além de uma das melhores narrativas. Ainda hoje pode ser considerado um dos melhores jogos de RPG de todos os tempos. E se você é completamente fascinado por The Legend of Zelda: Ocarina of Time, saiba que ele foi o quinto jogo mais vendido da história do NES.

Jogos de Verão

Quem nunca passou horas e horas dando um rolê de bike, fazendo manobras para garantir alguns pontos, além de pular obstáculos e cair direto? É meu amigo, a Califórnia Games ou “Jogos de Verão” (assim ficou conhecido por aqui), era um jogo voltado para esportes e que foi lançado para diversos consoles, mas foi no Master System que se consolidou entre a molecada. Ele era mais do que divertido, porque era possível juntar uma galera para jogar, pois podia ser jogado por até oito pessoas divididas em turnos, sendo que cada jogador tinha apenas três chances em cada modalidade. Entre as modalidades estão: half pipe, footbag, surf, skating (patinação sobre rodas), BMX e flying disc (frisbee). Após a BMX, uma das modalidades mais disputadas entre todos era do Skating. Mas quando se trata da mais difícil, certeza que todo mundo concorda que era o surf.

Donkey Kong

Falar de infância sem lembrar de Donkey Kong, certamente é impossível. Ao contrário de outras franquias, esta melhora a cada dia. Seja de Super Nintendo, Nintendo 64 ou consoles mais atuais e modernos, como o Switch, o game ainda consegue trazer aquela experiência única e prazerosa para os jogadores de plantão. Embora pareça fácil, se engana quem pensa dessa forma. O jogo exige que cada um dê o melhor de si, e às vezes parece impossível que você vá passar de fase. Mas quando passa… A sensação é maravilhosa. Só quem sentiu, sabe.

Mortal Kombat

A franquia MK exemplifica a ideia dos jogos dos anos 90: violento, extremamente difícil, travado e com uma inteligência artificial extremamente apelona. Ou seja, não tente dar o gancho junto com ela, senão você acaba tomando o golpe. Além disso, você com certeza já ouviu algumas dessas frases jogando MK: “Você só ganhou porque está com o melhor controle”.

Às vezes o motivo da raiva e do choro era de fato esse — em outros, era só porque o inimigo era realmente péssimo.

Com certeza existem muitos jogos que marcaram a melhor fase de nossas vidas. Esquecemos de algum que você acredita que seja importante? Fale pra gente.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *