Quer ficar por dentro das principais curiosidades e polêmicas envolvendo Alex Kidd, famosa franquia da Sega? Então não perca esse post!

Durante muito tempo, esperamos a volta de Alex Kidd. E acredite se quiser: esse pedido foi atendido. Alex Kidd in Miracle World DX desembarcou em terras brasileiras recentemente. Alex Kidd é protagonista de vários jogos da Sega – que também é a grande responsável por criar outro clássico, Sonic. Quem aí já jogou?

O jogo é um remake completo de Alex Kidd in Miracle World, jogo de plataforma que marcou época no Master System e foi mega popular no Brasil. Além do conteúdo original que inclui fases extras inéditas, o remake terá versões para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series S e X, Nintendo Switch e PCs (Steam). Show de bola, né?

Para refrescar sua memória, o primeiro game lançado foi Alex Kidd in Miracle World, que veio com a ideia de competir com o senhor bigodudo dos jogos, o Mario Bros, da Nintendo.

E já que estamos nessa vibe nostálgica, por que não reunir algumas das curiosidades sobre esse famoso personagem, que pode ser considerado um dos preferidos da Sega?

Você sabia que Alex Kidd tem um irmão gêmeo?

Sim, galera! Você não tá ficando louco! O personagem principal tem um irmão gêmeo: Igul, que, inclusive, se tornou príncipe regente de Radaxian depois que seu pai, King Thunder, acabou desaparecendo. Embora não tenha ficado tão famoso quanto seu irmão, Igul participou de praticamente todos os jogos de Alex Kidd. 

Primeiro título com jogabilidade inovadora

Alex Kidd in Miracle World foi o primeiro título da franquia que trouxe, além de um personagem carismático, a jogabilidade inovadora. Do gênero plataforma side-scroller, trazia gráficos coloridos e bonitos e também diferentes cenários – os jogos nessa época faziam poucas alterações por conta da baixa memória dos consoles – além de uma mecânica super divertida.

Além de treinar artes marciais, Alex Kidd podia quebrar pedras e derrotar inimigos usando os punhos. Também tinha diversos veículos que podiam ser controlados durante o jogo, os chefões de Alex Kidd in Miracle World eram derrotados em partidas de Jo Ken Po – ou Pedra, Papel e Tesoura. Isso que é ser raiz, hein galera!

Ainda que tivesse títulos lançados para Mega Drive em 1989 – Alex Kidd in the Enchanted Castle – e Arcades em 1986 – Alex Kidd With Stella: The Lost Stars, a saga se consolidou em outro console da Sega: o Master System. Depois disso, tornou- se o motivo do jogo vir na memória do videogame.

Se engana quem pensa que Alex Kidd foi o primeiro mascote da Sega

Embora muitos associem Alex Kidd como “o primeiro mascote da Sega”, sinto te informar amigo, mas você está redondamente enganado. A empresa teve outro personagem: o Opa-Opa, uma espécie de nave que tinha emoções e sentimentos. Esse personagem acabou chamando a atenção no jogo Fantasy Zone e foi considerado, por algum tempo, como “A Cara da Sega”.

Fracasso de vendas

Aproveitando o sucesso de Alex Kidd, a Sega decidiu lançar mais jogos sobre o aventureiro, mas não obteve êxito. Em Alex Kidd The Lost Stars, lançado em 1986 para arcades, a dificuldade exagerada foi um dos fatores que fizeram do game um fracasso de vendas. Ainda esperançosa, a empresa lançou Alex Kidd BMX Trial, no qual o protagonista usava uma bicicleta e precisava desviar de obstáculos e inimigos que surgiam no caminho. 

Depois do lançamento de Alex Kidd in the Enchanted Castle, a Sega conseguiu retornar com seu mascote e alavancar seus resultados. Nos anos 90, a empresa lançou Alex Kidd in Shinobi World, que apresentava o combo de melhoria gráfica, sonora e dificuldade moderada, tornando o game um sucesso de vendas.

Em 1991, a Nintendo lançou seu console Super Nintendo e o jogo Super Mario World, batendo de frente com o Master System da Sega, fazendo com que ele ficasse apagado. Com o avanço que o título da Big N trazia aos consoles, o famoso Alex Kidd foi sendo apagado aos poucos e perdendo seu espaço.

Criação de outros games e Easter Eggs

Com o sucesso do console do mascote da Nintendo, a Sega teve que criar outro jogo para disputar com seu rival. A partir disso, foi criado Sonic, the Hedgehog, um ouriço azulado super-rápido. Ainda que não tenha títulos exclusivos lançados, Alex Kidd fez algumas aparições em jogos como Sega Superstars Tennis e Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed. Fora isso, Alex Kidd surgiu de formas bastante improváveis em outros jogos por meio dos Easter Eggs, que indicavam a morte do personagem.

Em Segagaga, jogo lançado pela Sega em 2001 para Dreamcast, Alex Kidd é visto atuando como atendente em um comércio. Porém, durante uma recordação, ele aparece sendo substituído por Sonic chegando ao estúdio onde trabalhava. Em Altered Beast, durante uma fase, é possível ver os túmulos de Alex e Stella, os dois personagens mais marcantes da franquia Alex Kidd. E você, gostou da volta de Alex Kidd? Se curtiu esse conteúdo, deixe seu like, comente e compartilhe nosso blog com a galera. Caso tenha outras sugestões de tema, mande pra gente.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *